sexta-feira, 5 de março de 2010

Atividade Física e Cálculo Renal


Para muitos, ter cálculo renal significa muito sofrimento. Quem já passou por uma crise de dor provocada por este problema diz que é uma das piores que já observou. Na Europa cerca de 10%-15% da população sofre deste problema de forma assintomática e a cada ano 2% desenvolve esta condição. Três mecanismos estão implicados no desenvolvimento do cálculo renal, sendo: supersaturação da bile com o colesterol, formação de microcristais e estasi da glândula biliar.

Alguns estudos tem demonstrado a relação entre o benefício da atividade física em reduzir os casos de cálculos renais a partir do aumento do HDLc pois, esta molécula tem uma relação inversa com esta condição. O HDLc é um precursor do ácido da bile, cujo é um importante componente para reduzir a litogecidade da bile. A atividade física tem um efeito pró-cinético no intestino incluindo aumento dos níveis da colecistocina que abaca estimulando a contratilidade da vesícula biliar e previne a estasi da bile.

Entretanto, poucos estudos prospectivos procuraram observar esta relação. Paul J.R. Banim e colaboradores pesquisaram e publicaram no European Journal of Gastroenterology & Hepatology em 2010, a relação entre o nível de atividade física e a incidência de cálculos renais.

Para tanto, 25.639 voluntários com idade entre 40-74 anos, recrutados do European Prospective Investigation of Câncer (EPIC) responderam um questionário (auto-aplicavel) sobre o nível de atividade física. De acordo com as resposta foram divididos em quatro grupos (Inativos, Moderadamente Inativos, Moderadamente Ativos e Ativos).

Para a identificação dos casos, em junho de 2007 após 14 anos de acompanhamento, o histórico dos arquivos da EPIC foi utilizado. Esses dados estavam de acordo os dos centros de saúde de Norfolk e também com o Código Internacional de Doenças (CID-10). Todos os casos identificados foram posteriormente analisados por médicos para confirmar o diagnóstico.

Os resultados foram analisados com cinco e quatorze anos de acompanhamento. Cento e trinta e cinco indivíduos desenvolveram cálculo renal nos primeiros cinco anos, sendo 69,9% em mulheres. Quando analisados pela divisão do nível de atividade física, os mais acometidos encontravam-se no grupo de inativos com 98 casos, o que correspondia a 1,36%. Noventa e nove (1,44%) indivíduos do grupo moderadamente inativos, moderadamente ativos com 60 casos (1,10%) e 33 casos (0,74%) entre os ativos. Ao comparar a diferença entre inativos e ativos, a incidência foi três vezes maior entre o primeiro grupo. O Hazard Ratio em cinco anos foi de 0.30 (IC 0,14-0.64) e em 14 anos de 0,70 (IC 0.49-1.01) entre o grupo mais ativo e o menos ativo. Em outras palavras, a atividade física protege em 70% em cinco anos e em 30% em quatorze anos a incidência de cálculo renal.

Esta evidência dá mais suporte dos benefícios da atividade física na saúde renal.

Direitos de Imagem Reservados: Celafiscs – Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul &
Programa Agita São Paulo



Referência.

Nanim PJR et al. Physical activity reduces the risk of symptomatic gallstones: a prospective cohort study. European Journal of Gastroenterology & Hepatology. 2010;00:000-000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário