sexta-feira, 12 de março de 2010

Vida sexual saudável pode significar viver mais, diz estudo.


Homens saudáveis desejam sexo com mais freqüência do que as mulheres saudáveis. E uma vida sexual saudável pode significar uma vida mais longa, definiu um artigo escrito por pesquisadores da Universidade de Chicago que foi publicado terça-feira no British Medical Journal. As informações são da CNN.

"Se você é homem e tem um diagnóstico de diabetes ou pressão alta e eu lhe digo que você precisa perder peso e tomar medicamentos e que o tratamento pode trazer um benefício de cinco anos adicionais de vida sexual, você vai ficar mais inclinado a seguir minhas recomendações", explicaram os pesquisadores.

As mulheres geralmente relatam que desejam o sexo com menos frequência, por três razões: as mulheres vivem em média de cinco a seis anos mais que os homens, mas, como ficam mais tempo sem um parceiro, são menos propensas a praticar sexo. Em segundo lugar, os homens que têm disfunção erétil e se voltaram para as drogas recentemente comercializadas como o Viagra, as mulheres que têm problemas sexuais não têm medicamentos.

O documento analisa os dados de dois estudos previamente publicados, que incluiu mais de 6 mil homens e mulheres, divididos em dois grupos. Cerca de 98% dos participantes relataram ter parceiros sexuais apenas do sexo oposto. Aproximadamente 80% dos homens e 65% das mulheres no estudo eram casadas ou viviam com um parceiro. Nenhum dos participantes do estudo estava em uma casa de repouso.

Aos participantes, foram apresentadas questões que os convidavam a relatar seu status de relacionamento e avaliar sua saúde e qualidade de vida sexual de ruim a excelente. Excelente não foi definido pelo número de vezes que alguém praticava sexo, mas a satisfação física e emocional da experiência.

A pesquisadora Stacy Tessler Lindau, uma das autoras do estudo, concluiu que os homens são mais propensos a ser sexualmente ativos e mais interessados em sexo do que mulheres. O sentimento de que o sexo é de alta qualidade não diminui com a idade. Lindau disse que era difícil saber exatamente quantos destes participantes poderiam ter tomado remédios para disfunção erétil.

Se os homens ficarem em boa forma, eles podem desfrutar de mais anos de bom sexo, diz o estudo. Na faixa etária dos 55 anos de idade, os homens com saúde muito boa ou excelente, em média, ganharam cinco a sete anos de vida sexual ativa em comparação com seus pares com uma saúde mais precária. Mulheres em muito boa forma adquiriram de 3 a 6 anos mais de uma vida sexual.

Para as mulheres 60 anos ou mais, o sexo saiu fora significativamente da rotina, e foi ainda menor entre aquelas sem parceiros. Para os homens nessa faixa de idade, ter uma parceira não importava - eles ainda queriam sexo de forma consistente, mostrou o estudo.

Entre os 75 e 85 anos, quatro dos 10 ainda estavam fazendo sexo, comparado com os dois em cada 10 mulheres dessa idade. Lindau disse que estava frustrada que sua amostra foi limitada aos heterossexuais, um dilema típico quando testar este tema. A pesquisadora espera realizar outro estudo sobre o envelhecimento sexual dos homossexuais, bissexuais ou pessoas cujo sexo biológico não pode ser classificado como macho ou fêmea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário